OxEnTe SaBoNeTeS aRtEsAnAiS


Total de visitas: 7417
Cheirinho da Cultura

                          QUEM TEM MEDO DE CULTURA?

          Quando tomamos nosso banho não podemos imaginar que dezenas de séculos nos acompanha; que o sabonete que nos lava é dotado desta capacidade histórica de nos informar o processo de civilização que ao longo do tempo - de nossa história da humanidade - as diversas civilizações (povos históricos) aperfeiçoaram. Bem, os primeiros registros sobre o sabonete de que temos notícia data de 2.500 anos a.C (antes de Cristo). Genial! O sabonete que tomamos banho hoje é, realmente, uma criaturinha milenar. Foram os Fenícios (A antiga Fenícia hoje é ocupada pelo território do Líbano) quem primeiro começaram a dar conta que o "sabão" limpava. Bem, para o fabrico deste produto eles usavam banha de carneiro e a ela misturavam uma espécie de cinza de algumas plantas muito solúvel em água. Bem, como podemos perceber este não era um "sabão" que se dica para os gostos atuais dos mais agradáveis. 

         Imagine você que o sabão já fora produto de luxo e objeto de normatividade (de moral, regra e proibições)! Na europa, por exemplo, durante o Império Bizantino, o sabão, mais tarde sabonete, era de uso exclusivo da elite. Era, então, artigo de luxo. O alto escalão, as autoridades presenteavam-se, mutuamente, com sabonetes e com bulas informativas de seu uso adequado. Nossa! Realmente, o sabonete é um "carinha" espetacular. Agora imagine você... Antes do século 19 o sabão, mais tarde sabonete, não era perfumado, era inodoro mesmo! Até aí o sabonete não existia... Você deve tá se perguntando, ué, então o sabonete não existia e tudo o que li está errado? Não, não! Vamos explicar. Mas, antes, uma perguntinha: você sabe a diferença entre o sabão e o sabonete? 

       Bem, o sabonete mesmo, este que conhecemos hoje, só aparece no século 19. Quer uma data específica? O sabonete nasce no ano de 1879. Mas, o que o diferencia do sabão do passado, dos Fenícios? O cheiro, o aroma, a essência e o seu significado, seu simbolismo, sua dispersão pelas classes sociais. Portanto, quando você estiver com um de nossos produtos nas mãos, creia, você está contemplando dezenas de séculos de História... Algumas absurdas para os nossos olhos contemporâneos, outras engraçadas. Da limpeza de animais, o sabonete passa para o nosso processo de civilização (higienização) como um produto de higienização e marcador social nalguns casos. Portanto, o novo significado que o antigo sabão ganha é, justamente, este: limpeza! Massificado, isto é, distribuido por todas as classes sociais, o sabonete entra no século 19 como um dos mais importantes produtos que a humanidade já havia inventado.

(Este texto fora produzido exclusivamente para o OXENTE SABONETES ARTESANAIS. Quem assina é o professor João Cândido Tessar)

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional